SD 717 – Estética e Visualidades

3º trimestre de 2017 – 5a feira – 14h00 – Sala 829.

Professor: Marcos Beccari (contato@marcosbeccari.com)


Itinerário das aulas

1. Introdução à disciplina e dinâmica das aulas [14/09]

  • Leitura sugerida: PORTUGAL, D. B. Sobre imagens mentais e materiais. In: Filosofia do Design [website], 2016.

2. Regimes de Visualidade [21/09]

  • Texto base: PORTUGAL, D. B. O realismo entre as tecnologias da imagem e os regimes de visualidade: fotografia, cinema e a “virada imagética” do Século XIX. Discursos fotográficos, Londrina, v. 7, n. 11, jul./dez. 2011, p. 33-54..
  • Texto complementar: FERRAZ, M. C. F. Tecnologias, memória e esquecimento: da modernidade à contemporaneidade. Famecos, Porto Alegre, n. 27, 2005, p. 49-57.

3. Visão e modernidade no século XIX [28/09]

  • Texto base: CRARY, J. A modernidade e o problema do observador. In: ____. 2012, p. 11-32.
  • Texto complementar: CRARY, J. Abstração visionária. In: ____. 2012, p. 135-47.

4. Introdução à Filosofia da Imagem [05/10]

  • Texto base: ALMEIDA, R.; BECCARI, M. A expressão do real: estética e hermenêutica das imagens. Filosofia e Educação, v. 8, p. 7-25, fev./mai. 2016.
  • Texto complementar: DURAND, G. O paradoxo do imaginário no Ocidente. In: ____. 2010, p. 9-34.

5. O olhar pictórico e o olhar transparente [12/10]

  • Texto base: PERNIOLA, M. Entre a veste e o nu. In:____. 2000, p. 84-126.
  • Texto complementar: BARROS, J. D. Heinrich Wölfflin e sua contribuição para a Teoria da Visibilidade Pura. Existência e Arte (UFSJ), ano VII, n. 6, 2011, p. 65-81.

6. Introdução aos estudos do imaginário [19/10]

  • Texto base: BECCARI, M. Filosofia Trágica. In: ____. 2016, p. 69-111..
  • Texto complementar: ROSSET, C. Lo real, lo imaginario y lo ilusório. In: ____. 2006, p. 87-116.

7. Introdução à Estética [26/10]

  • Texto base: ALMEIDA, R. Estética da experiência. In: ____. 2015, p. 140-153.
  • Texto complementar: ARGAN, G. C. Clássico e Romântico. In:____. 1992, p. 11-20.

8. Entre Arte e Design [02/11]

  • Texto base: BECCARI, M. Entre arte e design, um ritual do mesmo para o mesmo. In: ____. 2016, p. 209-223.
  • Texto complementar: FOSTER, H. O retorno do real. In: ____. 2014, p. 163-186.

9. Visualidades contemporâneas [09/11]

  • Texto base: CRARY, J. A visão que se desprende: Manet e o observador atento no fim do século XIX. In: CHARNEY, L.; SCWARTZ, V. (Org.). 2004. cap. 2, p. 67-94.
  • Texto complementar: BECCARI, M. Design, narrativa e visualidade contemporânea. [no prelo, fornecido pelo professor] 2016.

10. Estetização e esteticismos [16/11]

  • Texto base: ALMEIDA, R.; BECCARI, M. O cotidiano estético: considerações sobre a estetização do mundo. [no prelo, fornecido pelo professor] 2016.
  • Texto complementar: RABELO, R. A arte da filosofia madura de Nietzsche (cap. IV). Londrina: Eduel, 2013, p. 241-276.

HD virtual – contendo bibliografia e slides de aula: https://goo.gl/AkvvmN.

Bibliografia Básica:

ALMEIDA, R. O mundo, os homens e suas obras: filosofia trágica e pedagogia da escolha. Tese de Livre-Docência. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2015, 200 p.
ALMEIDA, R.; BECCARI, M. A expressão do real: estética e hermenêutica das imagens. Filosofia e Educação, v. 8, p. 7-25, fev./mai. 2016.
ARGAN, G. C. Arte moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
AUMONT, J. O olho interminável: cinema e pintura. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
BECCARI, M. Articulações simbólicas: uma nova filosofia do design. Teresópolis-RJ: 2ab, 2016, 256 p.
CHARNEY, L.; SCWARTZ, V. (Org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
CRARY, J. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
____. Suspensões da percepção: atenção, espetáculo e cultura moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
DURAND, G. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro: Difel, 2010.
FOSTER, H. O retorno do real: a vanguarda no final do século XX. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
MIRZOEFF, N. (Ed.). The visual culture reader. London: Routledge, 2002.
PERNIOLA, M. Pensando o ritual: sexualidade, morte, mundo. São Paulo: Studio Nobel, 2000, p. 84-126.
PORTUGAL, D. P. O realismo entre as tecnologias da imagem e os regimes de visualidade: fotografia, cinema e a “virada imagética” do Século XIX. Discursos fotográficos, Londrina, v. 7, n. 11, jul./dez. 2011, p. 33-54.
ROSSET, C. Fantasmagorías: seguido de lo real, lo imaginario y lo ilusorio. Madrid: Abada, 2006.